terça-feira, 3 de março de 2015

Problemas de aprendizagem são culpa de quem?

Quando um aluno chega ao quinto ano, aos 10 anos, ele já passou quatro anos dentro de uma escola. Passou, no mínimo, por quatro professores diferentes, com estratégias e métodos diferentes. Teve contato com livros, cartazes, painéis, filmes, músicas e diversos textos diferentes. Mesmo que seus pais nunca tenham lido pra ele, esse aluno teve contato com as letras porque nosso mundo está repleto delas por todos os lados, ainda mais na atualidade com tanta informação nos cercando, pedindo pra virar conhecimento.
Há tantos alunos que tem acesso à internet e seus afins que fica difícil imaginar como esse aluno de quinto ano pode estar numa situação como a apresentada nas fotos.
Mas chega.

E então eu pergunto: a culpa é de quem?

Escolas foram mudando através dos anos no Brasil, se adaptando aos governos, às políticas, às novas metodologias e sempre se atualizando. Por que isso ainda acontece?

Ainda há escolas em que a rotatividade de professores é grande e é evidente que isso altere o andamento do ensino/aprendizagem. Porém ha muitas escolas, como a que eu trabalho, em que a maioria do corpo docente é regular e permanente. No meu caso, estou há 16 anos na mesma escola e a maioria dos professores está lá há mais de 10 anos. Conseguimos manter uma didática eficaz e contínua, mesmo com a rotatividade da equipe gestora da escola. Os professores passam por capacitações, cursos e treinamentos tanto da Secretaria Municipal de Educação, tanto como de entidades privadas. Conseguimos muitas melhorias no prédio da escola, nos equipamentos e até em materiais.

Por que ainda há tantos alunos com grandes dificuldades de aprendizagem, dislexia, disgrafia e discalculia? Por que ainda há tantos alunos semi alfabetizados aos 9, 10 e 11 anos?

(Continua)

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