quinta-feira, 2 de junho de 2016

Umbanda Verde: Início de Ano (postagem atrasada)

Janeiro de 2016, quem diria, chegou e nos pegamos fazendo planos pra coisas novas ou pra resolver velhos problemas. Lembrando que este ano é regido por Oxalá e Iemanjá e, portanto, ano de muitas mudanças, ano voltado para a fé e para a ação desta fé. Para começar o ano eu volto a fazer as duas perguntas que fiz no último mês de 2015: O que você fará esse ano pela sua vida neste planeta? Como você trata o seu ambiente? São perguntas simples, mas que trazem grandes reflexões e até grandes ações para aqueles que realmente praticam a umbanda em seus corações e ações. Volto a repetir e farei isso quantas vezes for necessário: a umbanda é religião de caridade extremamente ligada à natureza e jamais deve ser praticada prejudicando o meio ambiente.
            Janeiro é mês de Oxóssi, Orixá de fator expansor que atua sobre o raciocínio dos seres, que trabalha na irradiação do conhecimento junto com Obá. E os dois juntos são da onda geradora vegetal. Neste mês costuma-se fazer trabalhos e oferendas nas matas para Oxóssi, Obá e seus caboclos e venho contar uma história narrada por uma cambone de um acontecido em trabalho numa mata. Ela relatou que o Caboclo Folha Verde, já incorporado, abraçava as árvores e chorava, dizendo que as pessoas estavam destruindo tudo e que logo eles não teriam mais de onde tirar energia e que o mundo ia sofrer muito mais, ele não quis acender nenhuma vela, pois preferia plantar árvores. Se você ainda não se convenceu que os guias e Orixás não querem oferendas que poluam ou prejudiquem o ambiente de qualquer forma, Caboclo Folha Verde pode te orientar.
            Oferendas para Oxóssi ou pra qualquer Orixá feito em matas ou mesmo em encruzilhadas podem ser retirados ritualmente, sem prejudicar a energia do trabalho nem o ambiente em que se encontra. Consulte o seu Baba, ele deve conhecer rituais de retirada e recolhimento. “Precisamos nos lembrar que a Umbanda já é muito mal vista por causar “sujeira” em praias, esquinas ou matas, além de outros preconceitos que não vou abordar aqui. Podemos sim encontrar meios de deixar a Umbanda mais VERDE de verdade, combinando com a energia dos Orixás. Lembrando que as entidades não comem as comidas que oferecemos e sim se beneficiam das energias dos elementos que oferecemos. ” 1
            Para saudar 2016, Oxalá, Janeiro e Oxóssi porque você não planta uma árvore? Há dezenas de parques e praças, córregos e rios que precisam de mais verde. Será uma ótima oferenda.
            Feliz Ano Novo.
Kelly C. S. de Oliveira


Fonte: 1. http://umbandaeucurto.com/umbanda-eu-curto/2014/cotidiano/a-relacao-entre-natureza-oferendas-entregas-e-despachos/#.VovNS_krLIV

Nenhum comentário:

Postar um comentário