terça-feira, 3 de janeiro de 2012

É ANO NOVO... E DAÍ?!?!

TEM COISAS MAIS IMPORTANTES ACONTECENDO!
Para o planejamento pedagógico de início de ano.



A mudança de paradigmas na gestão organizacional é a chave para o desenvolvimento e a competitividade que se espera daqui para frente. Por isso, afirma Peter Drucker: “Os grandes ganhos de produtividade, daqui para frente, advirão das melhorias na gestão do Conhecimento”.
O gestor precisa da pré-disposição de atualizar-se constantemente, ter uma visão humanística da situação e principalmente saber delegar funções. A escola pública ainda peca muito neste aspecto, relegando decisões importantes sem a organização necessária. Pode parecer que o ambiente escolar fica um pouco mais tenso, mas os benefícios de um comportamento organizacional acabam por facilitar as etapas a serem cumpridas. A teoria e a prática não são tão antagônicas como se prega, a organização de uma rotina de trabalho é benéfica para o professor e para o aluno! O comportamento organizacional colabora no planejamento e execução de saberes acumulados e nos remete a necessidade sistemática, do planejamento diário em que o gestor assume seu papel como líder, que só é um bom líder quando sabe servir.
Se relacionarmos isso ao que observamos na imagem citada, veremos que para alcançarmos os objetivos pretendidos, temos que ter claro como alcançá-los. Não adianta traçarmos metas, se não temos, ou não sabemos que decisões tomarmos. Para organizar e aperfeiçoar esses conhecimentos adquiridos não devemos estagnar esses recursos, muito pelo contrário, temos que buscar sempre uma forma de consulta que possa aprimorá-los. Os novos paradigmas podem ser entendidos como uma concorrência global, uma administração descentralizada, uma liderança baseada na influência pessoal, uma política de causa e efeito, uma melhoria contínua através da capacitação e trabalho diferenciado, e por fim, a aceitação de que a mudança é uma constante. Sendo o capital intelectual um ativo intangível de qualquer organização, devemos mantê-lo como uma forma de consulta que deva ser aprimorado. Não adianta investir somente em tecnologia e não dar suporte à gestão de recursos humanos.  Enquanto sabemos que o capital é um recurso finito e escasso, temos que o capital intelectual se aprimora à medida que seja mais e mais utilizado. Ao enquadrarmos a educação de qualidade, em tudo até aqui aprendido, podemos nos remeter a um antigo provérbio chinês que diz: “Se você não mudar a direção, terminará exatamente onde partiu”.
 É muito mais eficiente ter um objetivo para um planejamento, que um planejamento para um objetivo. O papel de cada um num ambiente de trabalho não é só desenvolver muito bem algumas habilidades, que por fim acaba praticando suas potencialidades da maneira que o quadro da estrutura organizacional apresenta, mas sim acrescentar à empresa. Quando pensamos em empreendedorismo, pensamos em inovação através das oportunidades. A pedagogia empreendedora desenvolve o potencial dos alunos para serem empreendedores na vida, em qualquer atividade que escolherem. A intervenção do educador na melhora do clima escolar, com integração dos alunos e demais profissionais que trabalham ou administram a escola pode melhorar a visão que os alunos e funcionários têm da instituição de ensino. 

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