A
realidade atual nos mostra uma escola pública que já se apropriou da Educação
ambiental. Muitos governos estaduais e municipais já participam de políticas
ambientais (como o selo do município verde) que tem como base a Educação
Ambiental nas escolas, principalmente de ensino fundamental. Onde as crianças
tem a mente mais capaz de aprender e apreender a EA, conseguem transferir esses
conhecimentos para a prática diária e também tentam influenciar os pais a
mudarem seus atos em relação ao meio ambiente. “Atualmente, a Educação
Ambiental assume um caráter mais realista, abandonando o enfoque naturalista
que trabalha somente com assuntos relacionados à natureza. Nesse sentido, a
Educação Ambiental assume uma prática que visa à sustentabilidade e o
desenvolvimento sustentável.”
Para
que possamos promover uma EA transformadora e capaz de contribuir para um mundo
mais ético e mais justo, precisamos refletir sobre as nossas concepções de EA,
desenvolvimento, sustentabilidade, etc., aliadas as concepções que podemos
construir ao longo do trabalho com os alunos. Ou seja, o lugar onde as
transformações realmente começam a acontecer é a escola. Embora ainda haja
dificuldade em inserir a EA no currículo escolar devido à compreensão das diferenças
conceituais entre as abordagens interdisciplinar, multidisciplinar e
transdisciplinar, cabe ao professor construir o seu caminho aderindo aos
processos educativos abertos, que aceitem as diferenças de estilos e culturas
na produção e compreensão de novos conhecimentos.
Para
alcançar um bom ambiente para o desenvolvimento da EA podemos nos valer de
diferentes métodos, porém cada professor, ao defini-los, “necessita ter clara a concepção de aluno que
deseja formar, do valor dos conteúdos como meios para a formação do cidadão, da
função social da escola.”
Ao elaborar, executar e avaliar seu plano de ensino estará assumindo a
responsabilidade de transformar a realidade. A EA deve ser vivenciada pelo
coletivo sendo inseridas desde o início da elaboração do Projeto Político
Pedagógico da escola, para se tornar parte do plano de ações. “A escola deverá
oferecer meios efetivos para que o aluno compreenda os fenômenos naturais, as
ações humanas e sua consequência para consigo, para sua própria espécie, para
os outros seres vivos e o ambiente.” A metodologia da EA vem principalmente dos
temas transversais dos PCNs, os
conteúdos de meio ambiente poderão ser trabalhados dentro de qualquer área do
conhecimento de modo a permear toda a prática educativa e, ao mesmo tempo,
criar uma visão global e abrangente da questão ambiental. Passeios, hortas,
reaproveitamento, campanhas, atividades ao ar livre, etc. podem servir como
início de um trabalho de EA, a seqüência e o desfecho dependerá do Projeto da
escola. Assim a escola pode adequar as práticas de EA á sua realidade,
transformando-a.
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