quarta-feira, 15 de março de 2017

Mudar também é preciso

Este ano, em fevereiro fez 20 anos que sou professora e trabalho em sala de aula. 18 desses anos foram na mesma escola, a E.M. Dr. Wilson Romano Calil, no Solo Sagrado, periferia de São José do Rio preto. Lá eu cresci e evoluí, mas principalmente fiz parte de uma história, contribuí, construí e plantei. Junto com outros professores maravilhosos ajudei a mudar a escola, melhorar o espaço físico e também o emocional, aguentei desaforos, superei desafios, resolvi problemas. Participei da vida de mais de 600 alunos e pra muitos deles eu fui uma boa orientadora, pra alguns uma amiga e para outros fui a única ajuda em determinado período. 
Durante duas décadas aquele lugar noa foi apenas meu trabalho, mas minha vida.  Acertei e errei, como errei. Aprendi. Me envolvi demais, participei de vidas. Isso jamais vai mudar. 
Quando resolvi tentar a remoção foi porque senti que minha contribuição para aquela escola e aquela comunidade onde cresci já havia chegado ao fim. Saí com a certeza de dever cumprido e de que as vidas com que cruzei ali puderam contribuir para meu crescimento e, espero, que eu possa ter contribuído para seu crescimento.
Quando consegui assinar o pedido de remoção foi muito difícil, mas quando o resultado saiu foi como se as portas e janelas das possibilidades estivessem se abrindo.
Fui muito bem recebida na nova escola e já me sinto parte da equipe. Tenho muito ainda para acrescentar e também para aprender.
A renovação me fez bem e deixar uma longa e frutífera história pra trás me mostrou as recompensas: hoje recebo recados de mães que pedem a minha volta para a escola, alunos que buscaram minhas orientações e conselhos.
A E. M. Prof. Oldemar Stobbe - "Prof. Zizo" é meu novo projeto profissional. Estou entrando na sua história e espero ser muito producente e útil.

Recomendo os blogs das duas escolas: 
http://escolawrcalil.blogspot.com.br/
http://escolamunicipalprofzizo.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário