segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Umbanda verde

Umbanda Verde: União com Ibeji

            O hábito de se fazer oferendas não é novo e não foi criado por nenhuma das religiões que existem atualmente, é um costume inerente à humanidade desde as primeiras civilizações humanas. Na Umbanda a oferenda tem significados mais amplos, ligados ao divino, ao natural e ao espiritual, fazendo um equilíbrio e sustentando os procedimentos magísticos, entre eles, as oferendas.
            Como sabemos, um Orixá não bebe e não come, mas conhece toda a ciência dos teores e dos princípios mágicos e energéticos. Todo Orixá é ligado ao Cosmo de alguma forma e assim também à Terra e desta maneira é necessário reavaliar as oferendas, de modo a deixá-las mais próximas do natural. “Nas religiões naturais, de culto a Deus e Divindades na natureza, no geral se pratica a oferenda daquilo que vem da natureza, ou seja, flores, frutos, grãos etc. A Umbanda é uma religião natural.”
            Oferendar também é uma forma de presentear e garrafas, plásticos e copos descartáveis não são presentes. Presenteie com a natureza!
            Este mês é celebrado a alegria de Ibeji e como não podia deixar de ser, as oferendas mais comuns são doces e refrigerantes, sempre com adornos rosa e azuis e brinquedos. Para estas oferendas, a sugestão da Umbanda verde é sempre desembalar os doces, pois as embalagens demoram a se decompor no ambiente, causando sujeira no local da oferenda, o vento desloca-as facilmente e a chuva pode levá-las para tubulações de esgoto; Outra possibilidade é usar papel de seda ao invés de tecidos ou o famoso TNT (tecido-não-tecido). Embora exista TNT biodegradável, ele não é facilmente encontrado e seu custo é mais alto. As velas podem ser brancas, cor-de-rosa e azul-claro e deve-se esperar a queima total quando for feito em jardins ou campos floridos, para evitar acidentes; as fitas e as linhas usadas também podem ser biodegradáveis, que já são bastante comuns; as frutas (uva, pêra, pêssego, goiaba, maçã, morango, cerejas e ameixas) podem ser depositadas sobre folhas naturais; as comidas (doces de frutas, arroz-doce, cocadas, balas, bolos e quindins) podem ser oferecidos em alguidar (prato de barro) ou também sobre folhas naturais; as bebidas (refrigerantes, água de coco e suco de frutas) podem ser oferecidos em copos de barro ou servidos em copos biodegradáveis. Há uma boa opção de copos descartáveis biodegradáveis aqui no Brasil que é o copo a base de mandioca, que não usa componentes do petróleo em sua composição. Porém, o ideal ao fazer a oferenda em um jardim é retirar tudo depois da queima das velas.
            Para as oferendas de brinquedos é ideal oferecer diretamente ao Ibeji incorporado, assim ele fará uso quando quiser. Outra idéia muito comum em terreiros pelo Brasil é fazer a oferenda de brinquedos entre crianças carentes, bem como festas em abrigos ou orfanatos, assim tudo é consumido e os dejetos devidamente encaminhados para coleta.
            A Umbanda é caridade e o umbandista deve se preocupar com o impacto que causa no ambiente, ligando-se cada vez mais aos Orixás.
Salve a Umbanda! Salve o verde!


Um comentário: