quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Projeto Monstros do Folclore

Assunto: Folclore brasileiro e mitos mundiais
Nome: Monstros do Folclore

Escola: EM Dr. Wilson Romano Calil
Ano: 2009
Duração: de 01 de agosto a 11 de setembro
Sala: 5° ano F

Áreas abrangentes: Língua Portuguesa
                                Arte
                                Geografia
                                História

Justificativa: Como intuito de estimular o interesse pela leitura e cultura popular folclórica, partimos do interesse dos alunos pó contos de suspense e terror para conseguirmos alcançar este objetivo.
            A necessidade de estímulo à leitura é uma constante no trabalho pedagógico, fazendo-se necessário a sistematização e organização do trabalho didático em sala de aula. Organizando atividades, leituras e conteúdos conseguimos alcançar maior sucesso.
            A leitura compartilhada e a exibição de filmes estimulam os alunos a praticar a leitura individual para o prazer de ler e por isso esse projeto foi montado.

Objetivos:
  • Desenvolver o interesse pela leitura de livros infanto-juvenis;
  • Aumentar o interesse por histórias contadas;
  • Desenvolver o pensamento organizado de síntese e produção de textos a partir de leituras e filmes:
  • Desenvolver habilidades de narração e descrição;
  • Conhecer a cultura do país, na nossa região e de outras regiões e até outros países.

Conteúdos:
  • Leitura, compreensão e interpretação;
  • Produção: reescritas, narração, descrição, coerência e coesão, pontuação e organização textual;
  • Desenho, pintura, máscara e dramatização;
  • Regiões brasileiras;
  • Cultura popular brasileira e mundial, miscigenação cultural, migração e imigração.

Atividades/metodologia:
  • Leitura compartilhada da adaptação do livro Saco de Ossos, em capítulos;
  • Síntese em grupo de quatro alunos e ilustração individual
  • Elaboração de painel com sínteses e ilustrações;
  • Leitura compartilhada: O Saci, de Monteiro Lobato;
  • Reescrita coletiva e ilustração em duplas;
  • Exibição do filme: Desventuras em Série
  • Reescrita individual e ilustração;
  • Correção coletiva de trechos das reescritas;
  • Leitura de reportagem da revista Recreio;
  • Leitura compartilhada do livro O Mais Assustador do Folclore;
  • Reescrita e ilustração;
  • Correção e revisão da reescrita;
  • Pesquisa sobre as regiões brasileiras citadas no livro;
  • Atividades (xérox) de regiões brasileiras;
  • Leitura e atividades do livro pedagógico de história do 5° ano: Migração e Imigração no Brasil;
  • Confecção de máscaras dos monstros do livro;
  • Pesquisa na internet sobre Cultura Brasileira;
  • Exibição do filme: A Casa Monstro
  • Reescrita e ilustração;
  • Correção e revisão da reescrita;
  • Questões de entendimento;
  • Leitura individual: História de Assombração de Mário Neme;
  • Questões de entendimento e estrutura do texto;
  • Leitura compartilhada sem final: A porta misteriosa;
  • Produção: final de A porta misteriosa e ilustração.
  • Elaboração de painel: O que tem por trás da porta misteriosa
  • Leitura de final do livro A porta misteriosa
  • Exibição do filme: A noiva cadáver;
  • Reescrita e ilustração individual;
  • Auto correção e revisão da reescrita;
  • Leitura individual de livros da coleção Escola do Terror e de outros títulos da biblioteca da escola (empréstimo de livros);
  • Cartaz: Gostei/ Não Gostei
  • Ilustração do livro preferido;
  • Confecção de painéis: Livros de Monstros e Medo; O meu monstro do folclore preferido;
  • Leitura individual e estudo: Debaixo da cama
  • Dramatização: Debaixo da cama.

Datas:
De 01 a 18 de agosto: leitura de Saco de ossos; exibição de Desventuras em série; leitura de O Saci; leitura individual de livros da biblioteca; atividades relacionadas aos textos/filmes;
De 18 a 26 e agosto: leitura de O mais assustador do folclore; regiões brasileiras; migração e imigração; cultura brasileira; pesquisa; máscaras; filme A casa monstro; atividades relacionadas aos textos/filmes;
De 27 de agosto a 11 de setembro: leituras: História de assombração, A porta misteriosa, Debaixo da cama, livros da biblioteca; Filme: A noiva cadáver; atividades relacionadas aos textos/filmes; dramatização.

Avaliação: Reescritas, ilustrações a atividades. No decorrer do projeto.

Professor responsável: Kelly Cristina da Silva de Oliveira.


Material:
  • Livros paradidáticos:
Folclore vivo, Herberto Sales;
Lendas e Mitos do Brasil, Theobaldo Miranda Santos;
O Saci, Monteiro Lobato;
Curupira, Roger mello;
A Matinta Perera, Bartolomeu Campos de Queirós;
A mula sem cabeça, Toni Brandão;
Enigmas do vampiro, Catherine Zarcate
Confusões e Calafrios, Silvia Cintra Franco;
Na mira do Vampiro, Lopes dos Santos;
A cidade Fantasma, Sarah Dixon;
A porta misteriosa, Philippe Leemans;
O mistério da terrível caixa, Nelson de Oliveira;
A vingança da caveira, Sônia Junqueira;
O mais assustador do folclore, Luciana Garcia;
Coleção Escola do Terror (3 títulos)
  • Resumo adaptado: Saco de Ossos de Stephen King;
  • Filmes: A casa monstro, A noiva Cadáver, Desventuras em série;
  • Livros didáticos do ciclo/série de Língua Portuguesa, História e Geografia;
  • Internet;
  • Papéis, cola, tesoura, EVA, grampeador e fita adesiva.

Bibliografia:
            LOBATO, Monteiro. O Saci. Ed. Brasiliense, 2004. SP.
            KING, Stephen. Saco de Ossos. Ed. Scalla, 2001. SP.
SALES, Herberto. Folclore Vivo. Bertrand Brasil, 2002. RJ.
SANTOS, Theobaldo Miranda. Lendas e Mitos do Brasil. Companhia Editora Nacional, 2004. SP.
FRAGATA, Cláudia. Aventuras Apavorantes. Revista Recreio de 13/01/2005, n° 253, páginas 8, 9, 10 e 11. Ed. Abril. SP.
PRADO, Zuleika de Almeida. Muitos Mitos, Lindas lendas. Callis Editora, 2003. SP.
BERNARDETTE, Maria Helena. Novo tempo, Português, Ensino Fundamental. Ed. Scipione, 3° série, 2001. SP. Páginas 129 até 134.
GUELLI, Neuza S. ORENSZTEJN, Miriam. Geografia, 4° série, Ed. Moderna, 2001. SP.
CAMPOS, Paulo Mendes. História de Assombração. Antologia Brasileira de Humorismo. Ed. Do Autor, 1965. RS.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa, História e Geografia, Arte, Temas Transversais e Ética, Pluralidade Cultural / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. 3. Ed. Brasília, 2001. DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário