TEMA: Escrita autônoma de Diário e comportamento auto-respeitável
TÍTULO: Escrevendo Livre Mentes
TURMA: Quinto ano do EF. de E.M. da zona Norte da cidade de S.J.R.P.
PROPOSTA DE INTENVENÇÃO:
- Leitura compartilhada de “O diário de Biloca” em capítulos, feita pela professora para iniciar o tema;
- Exibição do filme Escritores da Liberdade em sala de aula;
- Discussão orientada sobre temas do filme ( violência, falta de recursos, auto-depreciação, disciplina escolar, etc.), com anotações coletivas para montagem de painel de atitudes positivas/negativas
- Leitura de trechos de “Diário de Anne Frank”;
- Reescrita da história do filme orientada por listagem de acontecimentos na lousa, feita pelos alunos e professora;
- Ilustração do filme exibido (sem intervenção do professor)
- Roda de discussão: Meu Desenho. Orientado pela professora os alunos deverão relatar e discutir os motivos que os levaram a enfatizar determinada parte do filme pelo desenho.
- Anotações da discussão individuais para relatório em duplas ou trios;
- Produção textual individual: Auto-respeito;
- Correção individual de produção de texto;
- Início de elaboração de diário particular. Regras: escrever pelo menos duas vezes na semana e ser lido uma vez por semana para avaliação da escrita;
- Avaliação do diário com anuência do aluno (correção ortográfica e gramática feita á lápis em separado);
- Produção textual: Novo Auto-respeito;
- Auto - correção de produção textual orientada pela professora com apontamentos importantes a serem observados na lousa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário