sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Proposta de Intervenção Pedagógica

TEMA: Escrita autônoma de Diário e comportamento auto-respeitável

TÍTULO: Escrevendo Livre Mentes

TURMA: Quinto ano do EF. de E.M. da zona Norte da cidade de S.J.R.P.

PROPOSTA DE INTENVENÇÃO:
  • Leitura compartilhada de “O diário de Biloca” em capítulos, feita pela professora para iniciar o tema;
  • Exibição do filme Escritores da Liberdade em sala de aula;
  • Discussão orientada sobre temas do filme ( violência, falta de recursos, auto-depreciação, disciplina escolar, etc.), com anotações coletivas para montagem de painel de atitudes positivas/negativas
  • Leitura de trechos de “Diário de Anne Frank”;
  • Reescrita da história do filme orientada por listagem de acontecimentos na lousa, feita pelos alunos e professora;
  • Ilustração do filme exibido (sem intervenção do professor)
  • Roda de discussão: Meu Desenho. Orientado pela professora os alunos deverão relatar e discutir os motivos que os levaram a enfatizar determinada parte do filme pelo desenho.
  • Anotações da discussão individuais para relatório em duplas ou trios;
  • Produção textual individual: Auto-respeito;
  • Correção individual de produção de texto;
  • Início de elaboração de diário particular. Regras: escrever pelo menos duas vezes na semana e ser lido uma vez por semana para avaliação da escrita;
  • Avaliação do diário com anuência do aluno (correção ortográfica e gramática feita á lápis em separado);
  • Produção textual: Novo Auto-respeito;
  • Auto - correção de produção textual orientada pela professora com apontamentos importantes a serem observados na lousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário