sábado, 10 de dezembro de 2011

A Serbian Filme (Um Filme Sérvio - Terror sem Limites)

Assisti ao filme depois de ler o depoimento do diretor (Srdjan Spasojevic) na revista Superinteressante ed. 295, set/2011, baixado pela internet. Sempre me interessei por temas polêmicos e este filme não decepcionou.
Adorei o filme... Quando nos deparamos com tal representação da realidade são normais às reações diversas que este filme causou.
Comigo ele conseguiu o que queria, causou nojo, vergonha, asco, incômodo... não é para ser bom e nem ruim, cabe ao espectador interpretar da sua forma o filme se tiver coragem para assistir. É um filme forte e violento, mas que se destaca no visual extremamente sombrio e realista. O que mais me surpreendeu foi a forma como o personagem é manipulado, primeiro pela falta de dinheiro e depois pelos "produtores" a fazer coisas que nem sempre sabe que está fazendo!
Diante do conformismo da nossa sociedade que finge que coisas deste tipo não acontecem, ficou a minha pergunta: O governo tem o direito de decidir por mim o que quero e posso assistir?
Há questões muito mais importantes por trás deste filme e da polêmica que causou do que ser ou não apropriado. Primeiro o fato de ser proibido em alguns países e depois o fato da necessidade de se mostrar tanta violência. É claro que há algo de podre em todos os países, mas se o cineasta decidiu mostrar esse conteúdo em um filme é claro que ele não quer que gostemos de tal, o interesse do cineasta é bem mais complexo e aterrador: apresentar as mazelas que cercam a sociedade sérvia, tal qual foi feito com os filmes Cidade de Deus e Carandiru, Zuzu Angel e até Meu nome não é Johnny, filmes nacionais que mostram realidades que conhecemos e não nos chocam mas que podem causar repúdio em alguns espectadores e não foram proibidos.  
A questão da censura deve ser reavaliada.

2 comentários:

  1. Adoro filme europeu, eles transmitem o verdadeiro Horror Movie, e A Serbian é extremo sem se importar com censura. E não importa o quanto censurem, nos fãs de filmes de terror e subgêneros, sempre estaremos apoiando e divulgando.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza... Censurar não adianta nada pra quem gosta do gênero!!!

    ResponderExcluir