JUSTIFICATIVA
Há algumas décadas já se fala nos problemas ambientais que nos cercam e que nos cercarão. Também se levantam hipóteses e estratégias para parar e reverter o processo de degradação ambiental.
A Educação Ambiental vem de encontro às necessidades de transformação nas atitudes da sociedade. O trabalho com Educação Ambiental no ensino fundamental pode estimular nas crianças as mudanças de atitude e participação social que são necessárias para um retrocesso na degradação e possível recuperação dos recursos naturais. “Atualmente, a Educação Ambiental assume um caráter mais realista, abandonando o enfoque naturalista que trabalha somente com assuntos relacionados à natureza. Nesse sentido, a Educação Ambiental assume uma prática que visa à sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável.” (EE, EAE, Unidade 1, A educação ambiental: conceito, histórico e tendências. http://pos.nead.ufsj.edu.br/EE/moodle/).
A Educação Ambiental deve ser vivenciada pelo coletivo sendo inseridas desde o início da elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola, para se tornar parte do plano de ações. “A escola deverá oferecer meios efetivos para que o aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua consequência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente.” (EE, EAE, Unidade 4, Trabalhando com a Educação Ambiental. http://pos.nead.ufsj.edu.br/EE/moodle/).
Acredito que não precisamos de muito esforço para assumir nosso papel de cidadão, toda essa consciência deve ser trabalhada com nossas crianças. Uma atitude simples como a seleção do lixo no domicílio, já é uma grande ação. Assim não permitiremos que os recursos naturais fiquem escassos.
Na unidade escolar pouco é discutido sobre os recursos naturais não renováveis como petróleo, ouro, carvão mineral, prata, estanho entre outros, recursos estes que não serão renovados pela natureza e nem pelas pessoas. Almejar a qualidade de vida de futuras gerações é estritamente essencial nesse sentido.
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