A realidade atual nos mostra uma escola pública que já se apropriou da Educação ambiental. Muitos governos estaduais e municipais já participam de políticas ambientais (como o selo do município verde) que tem como base a Educação Ambiental nas escolas, principalmente de ensino fundamental, onde as crianças têm a mente mais capaz de aprender e apreender a Educação Ambiental, conseguem transferir esses conhecimentos para a prática diária e também tentam influenciar os pais a mudarem seus atos em relação ao meio ambiente.
Como usar a Educação Ambiental para formar cidadãos responsáveis?
Para que possamos promover uma Educação Ambiental transformadora empreendedora e capaz de contribuir para um mundo mais ético e mais justo, precisamos refletir sobre as nossas concepções de Educação Ambiental, desenvolvimento, sustentabilidade, etc., aliadas as concepções que podemos construir ao longo do trabalho com os alunos. Ou seja, o lugar onde as transformações realmente começam a acontecer é a escola, é na escola que estimulamos o empreendedorismo no aluno para que ele possa agir em sociedade e não há empreendedorismo sem consciência ambiental. Embora ainda haja dificuldade em inserir a Educação Ambiental no currículo escolar devido à compreensão das diferenças conceituais entre as abordagens interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, cabe ao professor construir o seu caminho aderindo aos processos educativos abertos, que aceitem as diferenças de estilos e culturas na produção e compreensão de novos conhecimentos.
Para alcançar um bom ambiente para o desenvolvimento da Educação Ambiental podemos nos valer de diferentes métodos. Ao elaborar, executar e avaliar seu plano de ensino estará assumindo a responsabilidade de transformar a realidade. A metodologia da Educação Ambiental vem principalmente do módulo Meio Ambiente e dos temas transversais dos PCNs, os conteúdos de meio ambiente poderão ser trabalhados dentro de qualquer área do conhecimento de modo a permear toda a prática educativa e, ao mesmo tempo, criar uma visão global e abrangente da questão ambiental. Há também outros bons autores que podem orientar esse trabalho de ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental como Nélio Bizzo, Amélia Porto, Marta Bouissou Morais e Marilda H. de Paiva Andrade; e também Samuel Murgel Branco e Caroline Rauch Vizentin com o olhar ao trabalho sobre ecologia e meio ambiente. Assim a escola pode adequar as práticas de Educação Ambiental á sua realidade, transformando-a.
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