sábado, 16 de julho de 2016

Emagrecer é difícil

Sim. Emagrecer é difícil.
Não se trata só de mudanças de hábitos, é uma mudança muito mais profunda que só entendem quem passa ou passou por problemas de sobrepeso. Não dá pra generalizar e dizer que gordo é preguiçoso (como eu já ouvi), que falta força de vontade etc.
O buraco é muito mais embaixo.
Não depende só de força de vontade e tem muito mais coisas envolvidas do que só fazer dieta e exercícios.
Quem acompanha o blog ou que me conhece pessoalmente sabe que iniciei uma dieta bem drástica e restritiva para emagrecer, dieta essa essa que consegui manter por oito longos meses e que me desgastou e estressou. Porém, ao desistir da dieta por estar sofrendo social e emocionalmente, eu recuperei em um ano todos os 15 kg emagrecidos.
Com 86 kg resolvi que ia tentar de novo, mas dessa vez com outra nutricionista. Meu efeito sanfona trouxe outro problema: flacidez, principalmente da barriga. Pois é, com 38 me vi com excesso de gordura abdominal e flacidez.
Outro problema emocional. Mais ansiedade e depressão.

Ao folear revistas, assistir tv, e cinema sinto-me mais feia e inútil ainda. É como se só pessoas magérrimas e lindas, com pele e cabelo perfeitos pudessem ser felizes. Isso é outro empecilho pra quem quer emagrecer. Não se trata apenas de tentar emagrecer por causa da saúde ou porque você não se sente bem com seu corpo, com esse tiroteio de imagens impossíveis nós passamos a odiar nossos corpos, mas não por nós e sim por uma ideia insana de que precisamos seguir esse padrão. Emagrecer logo, linda e feliz comendo alface.

É sério?
Impossível.

Qualquer pessoa que goste de comer bem vai sofrer com as restrições das maiorias das dietas e aí entramos no temido e destruidor efeito sanfona, engorda/ emagrece, emagrece/ engorda, que causa flacidez, depressão, ansiedade e pode levar a outros distúrbios alimentares como bulimia ou anorexia, males que não afetam somente garotas jovens, também atingem pessoas de meia idade e homens.

Por isso é tão importante fechar olhos e ouvidos para esteriótipos impossíveis e irreais. não enlouqueça. É possível ser útil, linda e feliz mesmo se você não pesar 50 kg.

Vou tentar de novo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário