segunda-feira, 25 de julho de 2016

Umbanda Verde: Julho, mês seco



            O mês de julho é chamado de mês seco devido à baixa umidade do ar e à escassez de chuvas. È um período em que ocorrem muitas queimadas que prejudicam pessoas, animais e o ar. Por isso é tão importante estarmos atentos às entregas e trabalhos feitos em matas ou campos usando velas. Lembre-se que a primeira regra da Umbanda Verde é recolher as sobras das oferendas, não podemos poluir a terra sagrada dos Orixás e o mesmo vale para as velas. O ideal é esperar a queima e recolher os restos, já que a parafina também é poluente e deixar queimando e sair de perto pode ocasionar um incêndio. Não se esqueça que a Umbanda é a natureza sagrada!
            Outro problema que acontece frequentemente no inverno são as queimadas intencionais de terrenos. Isso causa problemas não só para a qualidade do ar, mas também para animais e insetos que fazem parte do ecossistema, para a população do entorno e também para as linhas de energia que podem estar no caminho do fogo. Por isso, nunca comece um incêndio sem antes avaliar os danos para as pessoas, ar e animais que você causar. Tenha bom senso e se coloque no lugar dos outros, pense como você se sentiria se fosse um animal do local a ser queimado ou se fosse um vizinho. Só sabendo que não há riscos pode-se queimar um terreno e no caso de queimadas sempre há riscos, pois pode afetar a casa de pessoas, ruas ou rodovias causando acidentes por falta de visibilidade, baixa qualidade do ar e morte de animais. Nossa região é habitat de corujas buraqueiras, aves de rapina que fazem seus ninhos em buracos no chão e a maior causa de morte dessas aves são as queimadas nessa época de inverno.
            Um umbandista sabe da sua ligação com a natureza e de sua responsabilidade com a mesma, sabe da energia natural dos Orixás e por isso jamais incendeia locais sagrados. Um umbandista conhece Oxóssi e Ossain, Oxum e Xangô, Oxalá e Omolu e por respeito aos mesmos não causa danos ao meio ambiente natural.
            Lembre-se da sua responsabilidade como umbandista!

Saravá


Kelly Cristina da Silva de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário